top of page

Objetivos

 

- Estimular a articulação entre conhecimento histórico e debate contemporâneo sobre alimentação;

- Estimular a realização de pesquisas e reflexões sobre mudanças ocorridas nas práticas alimentares;


 

 

Situação Didática

 

 

 

1° momento

 

Exibir a animação para a turma e provocar o debate a partir de perguntas como:

 

- Do que trata a animação?

- Quais são os temas mais importantes da animação?

- O que mais chamou a atenção de vocês ao assistirem a animação?

 

2° momento

 

Propor que os alunos pesquisem sobre: 1) a historia da alimentação em nossa sociedade e as modificações nas práticas alimentares; 2) as práticas alimentares em outras sociedades e culturas.

 

 

Sugestão de fontes de pesquisa: ...

 

Sugestão de entrevistas a serem feitas com pessoas da família, da comunidade e de fora dela, pessoas de diferentes gerações e gêneros...

 

Possibilidade de os alunos produzirem vídeos e fotografias a partir das pesquisas e entrevistas realizadas. Neste caso, devem ser orientados sobre o direito de imagem.

 

Com o resultado da pesquisa, os alunos devem: 1) criar uma "linha do tempo", localizando as diferentes práticas alimentares de nossa sociedade;  2) estabelecer semelhanças e diferenças entre as práticas alimentares de nossa sociedade e de outras sociedades e culturas.

 

3° momento

 

Propor que os alunos pesquisem sobre: 1) os interesses da indústria da alimentação e as consequências disto sobre nossas práticas alimentares.

 

Sugestão de fontes de pesquisa: ...

 

 

4° momento

 

Compartilhar a pesquisa feita com a escola, por meio de murais, cartazes, esquetes de dramatização, música, peças audiovisuais, ou podcasts.

bottom of page