As Funções dos objetos nos ambientes alimentares
Na animação Super Plunf os objetos foram pensados de modo a marcar as diferenças entre os três ambientes, de forma que tanto o mobiliário quanto as "coisas" que o preenchem caracterizem o modo de vida de cada um dos personagens. Ou seja, os objetos e as funções a eles atribuídas ajudam a revelar e entender a forma como os personagens vivem.
Os cenários são muito diferentes, no entanto, há um o objeto que destacamos em cada um dos cenários: o equipamento utilizado para o cozimento dos alimentos. A necessidade de cozinhar a comida está presente nos três momentos da animação, mas o objeto para o cozimento muda: num primeiro momento é a plunfeira (espécie de forno de micro-ondas que armazena e prepara o Super Plunf), no segundo momento é o fogão à gás e por fim o fogão à lenha.
Além da função de cozimento, diversas outras funções são necessárias nas atividades diárias de preparo e consumo de alimentos. A Tia habita um espaço mais parecido com aquele vivenciado pela maioria dos alunos que vivem em ambientes urbanos. A cozinha, seu mobiliário, eletrodomésticos e utensílios são facilmente identificáveis, pois são comuns a maioria das casas. Por isso, a cozinha da Tia é o cenário ideal para perceber os objetos e identificar suas funções. Nesse espaço existe um grande número de equipamentos e utensílios, cada qual atendendo a uma função específica.
No apartamento do Menino, a cozinha - esse lugar específico para o preparo dos alimentos - não existe mais: não há pia, não se vê talheres, fogão, ou geladeira.Na casa dos Avós o espaço da cozinha está presente, mas ele é bastante diferente do que se viu na casa da Tia, pois os objetos que o compõem são outros. Funções necessárias ao preparo dos alimentos como triturar, descascar, cozinhar e até mesmo conservar são realizadas de outras formas, utilizando outros objetos.
Com o passar do tempo e com as mudanças tecnológicas muitos objetos entraram em desuso, embora as funções atribuídas a eles ainda sejam necessárias, como é o caso do pilão. Embora a função "triturar" ainda seja necessária no preparo de muitos alimentos, esta é realizada na maioria dos lares com o liquidificador.
Na internet é possível encontrar um farto material sobre as mudanças ocorridas no espaço da cozinha, incluindo gravuras, pinturas, fotos, vídeos e textos.
Uma cozinha da Idade Média, conforme um manuscrito medieval de cerca de 1398, intitulado Tacuinum sanitatis.
Uma cozinha planejada, projetada em 1926 pela arquiteta autríaca Margarete Schütte-Lihotzky.
Filme da década de 1920 comparando o trabalho em uma cozinha antiga e em uma cozinha Frankfurt
Filme de 1957 imaginando como seriam as cozinhas no ano 2000.
Abaixo sugerimos algumas atividades que podem ser realizadas com os alunos explorando os diferentes objetos que aparecem na animação Super Plunf. As atividades têm como objetivos perceber a historicidade dos artefatos que utilizamos no nosso cotidiano, bem como de contribuir para reflexões sobre as transformações nos modos de vida ocorridas desde a popularização dos eletrodomésticos.
Sugestões de atividades:
1. Pedir para os alunos relacionar objetos que estão em cenários diferentes mas que realizam as mesmas funções.
2. Pedir para os alunos relacionar objetos que exercem funções diferentes e que só existem no ambiente do menino.
3. Observar os três cenários e preencher o quadro comparativo:
4. Na casa da Tia podemos observar a geladeira, um eletrodoméstico que tem a função de conservar os alimentos, aumentando sua durabilidade. Pesquisar na internet outras formas de conservar os alimentos que não necessitem de energia elétrica.
5. Muitos objetos são criados para realizar uma função específica, mas com o passar do tempo eles acabam ganhando outros usos, como por exemplo uma panela antiga, que passou a ser utilizada como um vaso. Procurar imagens de objetos que tiveram sua função original transformada e que servem para outros usos.
Para fechar a atividade o professor poderá apresentar aos alunos algumas obras de Marcel Duchamp, conhecidas como ready-made. Nelas podemos perceber como objetos com funções muito definidas, como uma roda de bicicleta e um urinol de porcelana, são transformados em artefatos estéticos, retirando deles o caráter utilitário original e colocando-os em outro lugar na nossa cultura.
"A fonte", Marcel Duchamp (1917)
Aqui um escorredor de garrafas é transformado em "Ouriço" (1914)
Materiais de apoio:
Site do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (http://www.eravirtual.org/mao_br_1/)
Livro: Comida e Sociedade, uma história da alimentação, de Henrique Carneiro.
Textos sobre história da racionalização das funções no espaço da cozinha:
A Cozinha de Frankfurt – 1926
https://histarq.wordpress.com/2013/03/01/aula-7-a-cozinha-de-frankfurt-1926/
História dos setores da cozinha
http://www.dynamicspace.com/dynamicspace/pt/04/01/06/index.html
Transformações no espaço doméstico – o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930
O Espaço da Cozinha na Habitação Plurifamiliar Urbana Modos de Vida e Apropriação do Espaço
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4630.pdf
Filme da década de 1920 comparando o trabalho em uma cozinha antiga e em uma cozinha Frankfurt