top of page

Os personagens

Cada um dos personagens possui características que corrrespondem a um determinado modo de vida.

O personagem principal, um Menino, foi concebido tendo por referência aspectos do cotidiano dos pré-adolescentes da atualidade. Os pais trabalham o dia todo e o Menino fica sozinho no apartamento, acompanhado pelas tecnologias audiovisuais e consumindo um alimento de preparo fácil, rápido e seguro, já que dispensa o uso de fogo e instrumentos cortantes. Ele desconhece a experiência de saborear os alimentos, habituado a engolir rapidamente as porções da sua comida preferida, o Super Plunf.

O personagem da Tia remete às mulheres que trabalham fora de casa mas que mantém um vínculo com as atividades domésticas. Para dar conta da dupla jornada de trabalho ela se serve de vários eletrodomésticos e de outros recursos típicos da sociedade industrial do período Pós-Guerra, como a panela de pressão que acelera o cozimento e o liquidificador, que torna mais rápido e fácil o processamento de alguns alimentos.

Os Avós remetem a uma forma de existência que provém de um período anterior à Revolução Industrial, embora este modo de vida persista em algumas áreas rurais na atualidade. Durante a maior parte da história humana a obtenção de alimentos foi a principal atividade. As condições de vida do trabalhador rural variaram bastante nas diversas épocas e sociedades, dependendo das condições ambientais, das tecnologias disponíveis, das tradições culturais e das relações de trabalho vigentes.

 

Como contraposição ao domínio da agroindústria, tendemos a ter uma visão romantizada do trabalho no campo, com base nas experiências dos pequenos proprietários rurais. Estes trabalhadores dispõem de uma relativa autonomia na gestão de suas atividades. Foi esta experiência, um pouco idealizada, que utilizamos como referência para a caracterização dos personagens dos avós.

O Coelho tem uma função bastante específica na narrativa: convidar o Menino (e os espectadores) a conhecer outras experiências  alimentares. Ele também faz um contraponto à alimentação processada industrialmente.

Gestos e História 

 

Na construção dos personagens buscamos atribuir a cada um algumas características relacionadas ao ambiente em que está situado. Procuramos enfatizar os gestos que caracterizam o preparo e consumo de alimentos em cada um dos ambientes. As mudanças  nas maneiras de preparar os alimentos implicaram também em mudanças nos gestos. A introdução dos eletrodomésticos mudou a relação entre o nosso  corpo e os alimentos. Os objetos são indissociáveis dos gestos necessários ao seu funcionamento. As imagens (pinturas, fotografias, ilustrações, audiovisuais) são uma preciosa fonte para a história dos gestos.

 

Alguns gestos pouco a pouco vão sendo esquecidos,  novos gestos são continuamente inventados e há também gestos que reaparecem com novas atribuições. Podemos, por exemplo, observar a mutação do gestual adotado para acionar os equipamentos de cozimento: a mão que pega a lenha e acende o fogo; a mão que gira o botão do fogão a gás, a mão que com a ponta do dedo indicador aciona o temporizador do microondas.

Os gestos e as gerações

 

"Meu Pai usava relógio Patek Phillippe, Genève, pesado e garantido, preso na corrente de ouro com berloque, fixa na terceira casa do colete. Informo que, nos antigos idos em que possuí marcador de Tempo, guardava-o num bolsinho da calça, na altura do cinto. Dizia-se "bolso do relógio". No outro lado havia, idêntico, o "bolso dos níqueis". Ambos praticamente desapareceram nos modelos racionais e práticos da contemporaneidade. Meu filho, como toda a gente, traz o relógio no pulso. Perguntando-se a hora, instintivamente meu Pai levava a mão ao colete. De minha parte calcaria o bolsinho logo abaixo da cintura. Meu filho olha para a munheca.  Não sei o gesto reflexo dos meus netos na idade do meu Pai. Enfim são gestos nascidos quando o relógio tornou-se portátil e pessoal. Conhecido a partir da segunda metade do século XV, realmente divulgou-se nos finais do XVIII." (Luís Câmera Cascudo, História dos Nossos Gestos.)

Exercícios de observação

1. Descrever cada um dos personagens.

2. Caracterizar os gestos que cada personagem  utiliza na preparação e no consumo dos alimentos.

bottom of page