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Os Materiais em cada um dos ambientes alimentares

Durante milhões de anos as necessidades humanas foram supridas por alguns poucos materiais obtidos diretamente da natureza: madeiras, pedras, ossos, chifres e peles de animais. No período Neolítico foram introduzidos novos materiais: argila, lã, fibras vegetais e, posteriormente, os metais. Durante os nove mil anos posteriores, até a Revolução Industrial, estes continuaram sendo os materiais utilizados pela humanidade.

 

A importância dos materiais na história humana é atestada pelos nomes atribuídos a alguns períodos históricos: Idade da Pedra, Idade do Cobre, Idade do Bronze, Idade do Ferro. Alguns pesquisadores denominam de Era da Argila o período  entre 14.600 e 4.500 A.C. Os materiais também tem servido para denominar épocas mais recentes: Era do Aço, Era do Plástico, Era do Silício.(1)

 

No Neolítico a argila atendeu a diversas funções, desde a produção de recipientes até a construção de moradias. O domínio dos metais foi determinante para inovações nos processos produtivos e também para a supremacia bélica de determinados povos. Mas para que um elemento da natureza, seja o barro ou um metal, se transforme em um objeto é necessário um conjunto articulado de ações. O aproveitamento de cada um dos materiais utilizados na confecção de objetos (recipientes, vestuário, arado, carroça, embarcações náuticas etc.) supôs, em diferentes níveis de complexidade, uma rede de conhecimentos, implicando processos de produção específicos (cerâmica, tecelagem, metalurgia etc.), os quais por sua vez demandaram objetos especializados como teares, fornos, tornos etc.

 

Na casa dos Avós do Menino todos os objetos foram feitos com materiais tradicionais, conhecidos pela humanidade há bastante tempo. A argila, a madeira, a pedra, o ferro, o chifre, as fibras naturais são os materiais que podem ser percebidos na casa dos Avós. Por serem materiais com uma história de longa duração, as suas características e possibilidades de utilização se tornaram bem conhecidas e compartilhadas, no interior das diferentes comunidades, cada qual com seus particularismos culturais. Há um saber sobre a manipulação destes materiais  que vem sendo compartilhado de geração a geração. Como consequência, no modo de vida dos Avós há maior autonomia em relação à produção dos objetos, eles podem ter acesso ao conhecimento e aos meios necessários para produzir a maior parte dos equipamentos e utensílios utilizados no cotidiano. Até mesmo o fogão poderia ser produzido pelo usuário.

 

No ambiente da Tia os antigos materiais podem eventualmente aparecer como adornos, porém a totalidade dos objetos necessários ao funcionamento da cozinha provém da produção industrial, utilizando materiais muito diversificados. Se antigamente havia poucos materiais e era claramente perceptível a diferença entre eles, os materiais industriais não são identificáveis pela aparência. De quais materiais é feito um liquidificador? Poderíamos responder que é predominantemente feito de plástico e metais no entanto estamos usando os termos “plástico” e “metal” para designar uma ampla gama de materiais que já não podemos diferenciar pela percepção e nem sabemos dar-lhes um nome.

 

O plástico é um caso exemplar da transição dos materiais tradicionais facilmente reconhecíveis para a atual condição de irreconhecibilidade dos materiais.(2) O plástico inicialmente imitou a aparência dos materiais tradicionais, e gradualmente os substituiu. “A borracha sintética substituiu o cautchu; as fibras de “nylon” e outras competem com o algodão, a seda, a lã e o couro; a baquelite, a galalite, o polopás, o poliestireno, o polipropileno e outros tantos ocupam a posição até então indisputada da pedra, da madeira e do ferro; a melamina concorre com a louça e a cerâmica; o PVC, o poliéster e o policarbonato substituem o vidro.” (3)

 

E será que nos alimentos consumidos no ambiente da Tia também existem novos elementos? Os alimentos semi-processados e processados requerem uma embalagem: lata, isopor, plástico. Mas além da embalagem muitas vezes precisam adicionar produtos para conservar, para melhorar o sabor e a aparência. Mesmo os vegetais frescos, como as frutas, legumes e verduras também contém novos produtos: fertilizantes sintéticos e agrotóxicos. Às carnes vem adicionadas dos novos produtos que compõem a ração dos animais, além de hormônios e antibióticos.

 

Um levantamento feito em 1975 (!!!) visando quantificar os materiais disponíveis chegou a números que oscilam entre cinquenta e setenta mil.(4)  É impossível contabilizar os materiais existentes na atualidade. Como descrever os materiais presentes no ambiente do Menino? Que materiais compõem o computador e o tablete? De que materiais é feito um alimento ultraprocessado como o Super Plunf?

 

(1) Navarro, R. F. A Evolução dos Materiais. Parte1: da Pré-história ao Início da Era Moderna – Campina Grande, Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.1, 1 (2006) - http://www2.ufcg.edu.br/revista-remap/index.php/REMAP/article/view/6/36

(2) MANZINI. Ezio. A matéria da invenção. Porto, Portugal, Centro Português de Sesign, 1993. Muitas das idéias do presente texto foram inspiradas no livro de Manzini.

(3) http://www.nossofuturoroubado.com.br/portal/historia-do-plastico/

(4) CLAUSER, Henry R. Industrial and Engineering Material. Tokyo: McGraw-Hill Kogakusha, 1975

Selecionamos seis vídeos abordando diversos processos de transformação de materiais em objetos. Os quatro primeiros vídeos tratam de processos milenares: cestaria, cerâmica, tecelagem e ferro forjado. Os dois últimos vídeos mostram processos pós revolução industrial: produção de latas para refrigerante e produção do aço.

Sugestão de atividade:

 

O Menino percorre três ambientes alimentares diferentes e em cada um deles encontra objetos feitos de diferentes materiais. A forma como esses materiais são trabalhados, ou seja, as técnicas envolvidas nas suas produções também são históricas e poderão ser exploradas no tópico seguinte. Aqui, nos interessa, sobretudo, que os alunos percebam que determinados materiais surgiram em momentos históricos específicos e que estão relacionados a certos modos de vida. Por isso, é importante observar os tipos de materiais predominantes em cada um dos ambientes. O professor pode pausar a animação em algumas cenas e perguntar aos alunos, por exemplo, com qual material a jarra sobre a mesa da Avó foi feita. Quais as vantagens e desvantagens de ter sido feita com tal material?

 

1. Pedir para que os alunos descrevam os materiais dos objetos que predominam em cada um dos ambientes alimentares que o Menino percorreu.

2. Os alunos devem pesquisar na internet a época da invenção/popularização dos seguintes materiais: cerâmica, ferro (metalurgia), vidro e plástico e construir uma linha do tempo.

3. Pedir que os alunos fabriquem com fibras naturais (palha de côco, fibra de folha de bananeira), argila ou madeira, algum objeto que possa ter utilidade em sua vida cotidiana. Os objetos devem ser apresentados à turma: o que é? como foi feito? qual o material utilizado? Após, pode-se propor uma espécie de "amigo secreto" para a troca dos mesmos.

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