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A História do Super Plunf

 

A animação Super Plunf  começou a ser criada em 2010, a partir de um projeto do LAPIS - Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som, por um grupo integrado por alunos, técnicos e professores do Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2011 o roteiro foi contemplado com o  VI Premio FUNCINE de Produção Audiovisual “Armando Carreirão” .  A partir deste ano o projeto passou a contar com a participação de estudantes de outras áreas do conhecimento e com a contribuição de diversos profissionais das artes audiovisuais. O que era uma proposta relativamente modesta acabou ganhando uma dimensão e qualidade inesperadas graças às pessoas criativas e dedicadas que se envolveram com o projeto.

 

Percursos do LAPIS

 

O LAPIS - vinculado ao Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC - começou a se constituir em 1994 com o objetivo de investigar, de forma experimental, as articulações entre o conhecimento histórico e o audiovisual. A partir de 1996, passou a oferecer a disciplina Oficinas de Vídeo-História aos alunos da Graduação, que se tornaram um espaço para experimentação de formas de abordar e de narrar a história através da matéria sonora e visual. Para saber mais ...

 

 

Percursos do Lapis

Por que animação no Ensino

 

Optamos por trabalhar com animação porque esta modalidade de audiovisual possui algumas singularidades que contribuem para iniciar os alunos no exercício de reflexões sobre a produção do conhecimento histórico. As diferentes técnicas de animação (desenho, computação gráfica, stop motion) têm em comum o fato de que os personagens e os cenários, aquilo que é visto como sendo os elementos do ambiente histórico (sujeitos, espaços) precisa ser deliberadamente construído, diferente do que ocorre no documentário, no qual a câmera, em princípio, registra o que previamente já existe no mundo. Para saber mais ...

Por que animacao

Motivações do Projeto Super Plunf

 

Nas décadas recentes vêm ocorrendo uma contínua diversificação de tecnologias para a produção de audiovisuais, com significativa redução de custos, e também uma ampliação das formas de exibição em ações educativa: educação presencial, ensino a distância, TVs educativas e acesso a audiovisuais através das tecnologias móveis.

 

Todavia são escassas as pesquisas relacionadas à produção de conteúdos audiovisuais educativos, produção que com frequência fica condicionada a uma divisão previamente estabelecida entre produtores de conteúdo, com pouco conhecimento sobre o audiovisual, e produtores de audiovisual, com pouco conhecimento sobre os conteúdos abordados. Desse procedimento resultam, regra geral,  produtos limitados tanto no conteúdo quanto na forma. Embora exista uma demanda de produção, não há programas de fomento à pesquisa de audiovisuais educativos. Para saber mais ...

Motivacoes do projeto

Viabilização do Projeto

 

A animação Super Plunf só foi possível devido às condições oferecidas pela Universidade Federal de Santa Catarina, a começar pela infraestrutura física do LAPIS no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e pelo apoio do Departamento de História aos diversos projetos do Laboratório. Para saber mais ...

Viabilizacao do projeto

Construção da Narrativa

 

Inicialmente pensávamos em escolher algum episódio significativo da história catarinense para ser objeto de um exercício de reflexão, a partir do qual seria criada uma trama ficcional. Fizemos pesquisas e exercícios de criação dentro desta perspectiva sem resultados consistentes. Em uma das reuniões uma bolsista teve uma crise de hipoglicemia e foi levada para a emergência do Hospital Universitário. Posteriormente, conversando com os bolsistas, constatamos certas rotinas alimentares compartilhadas por eles, caracterizadas pelo consumo de alimentos de preparo rápido. Com base neste episódio discutimos sobre a pertinência de levar para a escola uma reflexão sobre a historicidade das práticas relacionadas a alimentação. Para saber mais ...

Construcao da Narrativa

Cadê a história com “H”?

 

Os filmes históricos, regra geral, partem de uma biografia ou de um fato memorável e, através do procedimento conhecido como reconstituição de época, criam uma forma para o passado, através dos cenários, dos objetos cênicos e do vestuário. Neste gênero, embora a reconstituição de época recorra muitas vezes à consultoria de historiadores, o aspecto mais importante da narrativa seria aquele ligado ao conteúdo, ou seja, um acontecimento histórico relevante (a Revolução Francesa, a Guerra dos Cem anos, a Independência do Brasil, a Guerra de Canudos etc.) que é dramatizado.

 

Na produção do Super Plunf foram feitas diversas escolhas em relaçãa a narrativa. Não há diálogos nem há a fala de um narrador explicando os acontecimentos, o que implica que as imagens e sons assumem o primeiro plano e que é da sua articulação que depende a inteligibilidade da narrativa. A opção por utilizar recursos da narrativa ficcional não remete aos grandes eventos históricos. Um Coelho interage, de modo humanizado, com o personagem principal. Para melhor evidenciar as direrenças entre três experiências alimentares, as características dos ambientes são estilizadas, exageradas. Então, onde está presente o conhecimento histórico? Para saber mais ...

 

 

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