top of page

Gente, olha só a propaganda de uma geladeira antiga que eu achei. Vcs acham que se parece com as propagandas de hoje em dia?? Comentem ai.

 

E ai, pessoal?! Tudo massa?

 

Ontem acabou a luz aqui em casa, o quarteirão inteiro ficou sem luz. E eu fiquei sem nada pra fazer.

Meu computador tava sem bateria, não dava pra ouvir música, não dava pra ver tv, não dava pra fazer um Super Plunf. Parecia que eu estava em outro mundo! E o pior é que eu estava com uma fome!! Realmente me irritou não conseguir fazer nada, porque tudo dependia de eletricidade. Comecei a pensar o que aconteceria com o mundo se de repente tivéssemos que viver sem eletricidade. O que faríamos? Como passaríamos nosso tempo? Pra quem mora na cidade tipo eu, ia ser bem difícil.

A única luz que eu tinha era do celular…

Como as pessoas faziam pra comer sem a eletricidade?

Se fosse na casa da minha avó, acenderíamos o fogão a lenha e teríamos um rango à luz de velas!! Então acho que dá-se um jeito.

Continuo com fome!

Boa notícia: lembrei que minha avó me ensinou a sempre ter uma fruta na mochila. Depois da viagem eu pedi pra minha mãe comprar alguma fruta quando fosse no mercado. Ela ficou surpresa com a novidade, até perguntou que tava acontecendo comigo!

 

 

Má notícia! Acontece que deixei a laranja na    mochila há 2      dias. E agora que fui olhar ... já era.

Os alimentos naturais realmente duram pouco! Com o Super Plunf isso não acontece!

Mas por que será que não estraga?

 

Voltou a luz!!! Eeee! Gritos da vizinhança!

Já posso ligar o computador, a plunfeira e o som!!!

Fiquei impressionado com a quantidade de comida diferente que tem naquela geladeira enorme da casa da Tia.

Será que dá pra tirar um som da hora com a geladeira??

Imaginaaa!! Acho que o coelho ia curtir!!

 

A laranja podre me levou a pensar em como as pessoas conservam os alimentos. Minha tia coloca tudo na geladeira e em potes de plástico. Eu não preciso nada disso pois a plunfeira serve tanto para guardar quanto para cozinhar o Super Plunf.

Na casa da tia tem um aparelho pra cada função. Pra esquentar tem fogão, forno e grill, pra triturar tem o liquidificador e o mixer, pra guardar e conservar tem a geladeira e o freezer. A casa dela precisa ser grande pra caber todos os aparelhos que ela tem. Não entendo porque ela não compra logo uma plunfeira.

A minha tia também deve ter achado estranho quando acabou a luz. 

Pra minha vó tanto faz, não tem energia elétrica mesmo.

Olha aí o desenho da minha amiga Marcinha!!! Eu troquei uma idéia com ela sobre essa história de fazer som com as coisas da cozinha e ela me desenhou!!

Olha só como era o Toddy. Agora a embalagem é de plástico...

Minha tia diz que usa enlatados para ganhar tempo: não precisa escolher, lavar, cortar… Ela também contou que as latinhas podem durar até dois anos! Ela precisa ir menos vezes fazer compras, e isso ajuda muito na correria do dia-a-dia.Ela trabalha o dia inteiro e sempre reclama da falta de tempo. Me disse que tinha uma reunião logo em seguida do almoço. Por que será que ela cozinha ao invés de comer Super Plunf? Ela nem curte ir pra feira porque as verduras de lá vem sujas e fazem uma bagunça na geladeira, além de estragarem super rápido. Isso é mais um motivo pra ela usar a comida em lata.

Sabe que até tem umas latas na casa da vó, mas ela usa pra plantar flor.

E olha o que eu faço com latas!! MUAHAHAHAHAHA.... Bora fazer??

Depois vcs tiram uma foto e postam!

 

Eu gostei de uma fruta que tem bastante no sítio, a goiaba. Quando é a época da goiaba, as árvores ficam tão cheias que cai goiaba pra tudo que é lado. Pra aproveitar tanta fruta minha vó faz doces  e guarda em vidros. E ela pode comer o ano todo.

Mas tem que escolher bem as goiabas que coloca na geléia… o perigo está à espreita!!

Dois dois baldes cheios de goiaba viraram poucos potinhos pequenos. Foi muito legal, mas demoooora.

E a vó de vcs, já fez um geléia dessas? Que fruta ela usa? Ó, pelo que eu vivi com a vó, recomendo fazer junto hein!

Comentem aí, pessoal!

Alguém sabe quando começaram a fabricar comida em lata?

Na verdade tem diversas coisas no sitio que eles dão um jeito de conservar sem precisar de geladeira. Por exemplo, o vô enche de sal uns pedaços de carne e deixa eles secando no sol. Esse vídeo mostra um senhor fazendo carne seca.

 

Parece que diferentes povos em diferentes lugares tem jeitinhos próprios de conservar as comidas. Esses jeitos são muito antigos. Em uma aula de História a professora falou que quando os portugueses descobriram o Brasil eles estavam buscando uns produtos que usavam para conservar a carne no inverno (e esconder o gosto ruim da carne velha...ugh!). Eram as chamadas especiarias: cravo, canela, pimenta, noz moscada… A minha avó faz linguiça defumada. Ela falou pra eu comer um pedaço, mas eu não tive coragem não. Da próxima vez vou perguntar pra ela por que a linguiça não apodrece. É bem estranho, eles deixam tudo pendurado como se fosse um varal. Tem um cheiro muito forte e eu não encarei não. Prefiro Super Plunf sabor salsicha!

 

Enquanto eu batia um papo com meu vô sobre os jeitos de manter a comida, lembrei da casa da tia, e de que ela não precisa fazer nada disso, já que, além de ela ter a sua amaaaada geladeira, as comidas do mercado já vem com produtos químicos pra não estragar, os conservantes. Acho que não seria possível ter tanta comida nos supermercados se não existissem os conservantes.

 

Tô olhando aqui a embalagem do Super Plunf pra procurar a data de fabricação e vencimento, e fazendo as contas, o Super Plunf pode durar 2 anos fechadinho na embalagem. Por que ele dura tanto?

Eu não sei muito bem de onde o Super Plunf vem, ou como ele dura tanto, mas descobri na net que existem muitos conservantes. Já que hoje em dia ninguém tem tempo pra fazer compras e fazer comida, inventaram tudo quanto é tecnologia pra tornar as coisas mais práticas. Esses conservantes têm nomes tão estranhos que a gente não consegue nem saber do que eles estão falando!

 

bottom of page